Um perigo chamado Pet Shop


Em nosso país, os Mini Coelhos são animais "pouco conhecidos" e não possuem uma criação organizada como no caso de cães e gatos.
Uma grande parcela da população, acaba adquirindo seu tão sonhado - ou nem tanto assim - coelhinho num Pet Shop ou casa de rações. Infelizmente, esta prática deveria acabar.
Pet Shops são os piores lugares para se adquirir qualquer animal. O ideal é procurar sempre bons criadores que se preocupam com a qualidade de vida dos seus animais e com a nova família de seus coelhos.
Falta de Orientação
Por mais famoso e limpo que seja o Pet Shop, um funcionário não estará apto para tirar todas as suas dúvidas, fornecer informações sobre o filhote, lhe dizer sinceramente prós e contras, quais os cuidados básicos, o que esperar, etc.
Na maioria dos casos, eles estão preocupados somente com a venda, e não irão te ajudar futuramente. Acredite, você VAI precisar de ajuda futuramente.

Um dos maiores erros
Não sei qual é o pior erro da compra por impulso: Comprar dois Mini Coelhos ou adquirir filhotes com idade inferior à 7-8 semanas (2 meses).
Mini Coelhos são animais que após atingirem a fase adulta, tornam-se territorialistas e não aceitam companhias de outro coelho se um ou ambos não forem castrados.
Saiba mais sobre ter dois coelhos clicando aqui.
Filhotes de Pet Shops em 99% dos casos possuem 4-6 (cerca de 30-45 dias), uma idade que deveriam estar ainda com sua mãe ou com o criatório.
A saúde do seu filhote nesta idade é considerada frágil, a flora intestinal não está formada e seu sistema imunológico não encontra-se apto para "funcionar sozinho".
Por isso que a maioria dos filhotes adquiridos em pet shops que chegam a falecer, morrem com problemas intestinais ou problemas cardíacos.
Infelizmente os problemas cardíacos podem estar relacionados à genética, mas na maioria dos casos é devido ao stress que o filhote sofreu em decorrência ao todo o processo "cruel" de um filhote oriundo de Pet Shops. Acreditem, um filhote com 4 semanas, ainda precisa de sua mãe, e se traumatizará se for retirado dela "do nada" e for parar num aquário onde pessoas e crianças ficam fazendo barulho no vidro ou pegando-os toda hora, de qualquer jeito.

Pet Shops são sujos
Não adianta discutir. Qualquer lugar que contém uma grande movimentação de pessoas é considerado sujo para filhotes que estão com sistema imunológico pouco desenvolvido.
Em Pet Shops, os animais podem ser manuseados (tanto por clientes quanto por funcionários) numa idade arriscada, e não sabemos que doenças as pessoas carregam nas mãos. Algumas doenças são passadas pelo ar, outras somente por contato, mas eu diria que esse é um dos piores erros das lojas de animais.
Outro erro muito comum é que os Pet Shops costumam comprar filhotes de diversos criadores ou de ninhadas diferentes, e qualquer criador sabe que não deve-se misturar seus coelhos com de outro criador que não conhece. Ou seja, nessa mistura de filhotes de diversos criadores, filhotes que carregam doenças podem passar para os filhotes saudáveis.


Falta de informações sobre o seu filhote
Pet Shops não sabem a origem e histórico do seu filhote. Eles podem até falar a raça do bebezinho, mas eles nem ao menos conhecem seus pais para saber se eles são realmente de raça "X" ou se são 100% Mini Coelhos.
Outra coisa muito comum de acontecer é erro no sexo, simplesmente porque funcionários não sabem ou se confundem nisso, acredite não é uma tarefa simples falar se um filhote de coelho é macho ou fêmea. Ou o criador acha fácil, ou acha difícil. Não existe "meio-termo" nesse quesito, ou é simples, ou é muito complicado.

Falta de consideração com os benefícios da castração
Nunca ouvi um funcionário de Pet Shop ou veterinário desses Pet Shops orientarem e apoiarem a castração para Mini Coelhos. Os benefícios são ótimos, proporciona uma qualidade de vida imensa para o seu orelhudo e contribui para a diminuição do stress (ou agressividade dependendo dos casos) devido às grandes quantidades de hormônios.
Muito pelo contrário, eles incentivam você a arrumar uma fêmea ou macho para cruzar e parar com esse stress. Pode parecer uma boa ideia, mas você terá dois coelhos não castrados e estressados com hormônios, e provavelmente seus 2-10 filhotes com os mesmos problemas. E só tendo muito dinheiro disponível para castrar cerca de 10 coelhos numa clínica especializada em nosso país!
Conheça mais sobre a castração clicando aqui.

Considerações Finais
Existem sim Pet Shops responsáveis, da mesma forma que existem criadores irresponsáveis.
Acreditamos que Pet Shops são péssimos lugares para filhotes de Mini Coelhos, eles não passam por socialização, ficam ariscos e agitados. Você por não receber as orientações devidas, acaba não cuidado como se deve ou se arrependendo de ter escolhido esse animal.
Mini Coelhos são animais fáceis de cuidar, se você recebe as devidas orientações e possui um "porto-seguro" (vulgo criador) caso precise de ajuda. Também são animais resistentes e saudáveis se forem desmamados na idade correta (7-8 semanas), e você vai reparar que filhotes que vão para seus lares com tal idade ficam menos doentes que coelhinhos adquiridos muito novos.

Comprei meu filhote, preciso de ajuda pois infelizmente estou tendo problemas com sua saúde
Não somos veterinários, veja neste artigo uma lista com veterinários especializados em exóticos na Capital de São Paulo e ABC e Veterinários em Outras regiões do Brasil.

Nada disso aconteceu comigo
Parabéns, você realmente teve sorte. Agora, procure proporcionar os cuidados que seu coelhinho realmente precisa, dê uma lida em nossos artigos pra ter mais noção!
Todos os nossos artigos: http://minicoelhosbaby.blogspot.com.br/p/arquivos.html