Lista de alimentos permitidos e proibidos

Continuando a falar sobre alimentação em Mini Coelhos, muitos "papais" e "mamães" de coelhos tem essa dúvida. E como sempre dizemos: Na dúvida, não ofereça!
Uma dica: Se você tiver dúvidas sobre algo que seu coelhinho pode comer ou não, pesquise no Google da seguinte maneira: "Can Rabbits eat _________?" no espaço em branco, coloque o nome do alimento (em inglês, o Google Tradutor pode te ajudar muito) e você provavelmente terá a resposta! 
A saúde de um Mini Coelho está muito relacionada a sua alimentação, por isso uma alimentação saudável é a chave para ter um coelhinho feliz e totalmente sadio. A dieta de um Mini Coelho deve se constituir de uma quantidade razoável de feno diariamente, ração e verduras, frutas e legumes.
Petiscos não devem se tornar algo costumeiro e diário!

Coelhinhos não podem comer: Sementes de maçã e pera, alface, repolho, chocolate, vagem, batata, beterraba, abacate, batata doce, milho, cebola, nozes, doces, biscoitos, alho, inhame, ervilhas, lentilhas,  folhas de tomate e pães.

Frutas que eles podem comer: Bananas, pitangas, maçãs, uvas (com muita moderação), melão, mamão, pêssego, pêra, abacaxi, abóbora, cereja, kiwi, uvas passas, amora, morango, ameixas, framboesas, laranja (sem casca), damasco, nectarina e manga.

Outros alimentos que eles podem comer: Flores e folhas de dente de leão, couve, brócolis (principalmente o caule e as folhas),  cenoura, pepino , salsa, almeirão, abobrinha, tomate, pimentão verde, hortelã, agrião, catalonia, aipo, acelga, nabo, espinafre, folhas de cenoura,  salsa, manjericão, alecrim, chicória, couve-flor e  folhas de bananeira

Como devo oferecer tais alimentos? 
Uma dieta saudável, é composta diariamente por: uma quantidade significativa de feno, um pouco de ração e pelo menos 3 vegetais diferentes. Frutas e petiscos devem ser dados no máximo duas vezes por semana.
O início
Para coelhinhos com idade inferior a 3 meses, não é indicado dar frutas, verduras e legumes. Depois dessa idade, o indicado é que comece oferecendo um alimento diferente todo dia, e sempre observando se há alguma alteração (negativa) nas fezes, pois assim como nós, certos alimentos - mesmo que permitidos - podem soltar o intestino de coelhinho X.
Se ocorrer isso, retire o feno, petiscos, legumes e deixe o coelhinho somente na ração e água até tudo se normalizar.
Onde comprar?
Dar uma alimentação mais natural é a melhor opção e não sai caro se você souber pesquisar. O mercado dos papais de coelho é o nosso amigo CEAGESP (pra quem é de SP), vulgo CEASA. Lá você encontra uma variedade imensa de todos os alimentos citados por um preço super bacana. Muitos alimentos como as ramas de cenoura e as folhas de brócolis você consegue de graça pois nós humanos não temos o hábito de comê-las, então os comerciantes deixam separados.

Entenda
Uma alimentação saudável, não é dar couve todos os dias. NUNCA dê o mesmo vegetal/fruta todos os dias. Tudo em excesso faz mal. Couve por exemplo, contém muito cálcio, que em excesso pode afetar os rins. Cenoura contém açúcar, e assim por diante. O importante nesse tipo de alimentação não é a quantidade e sim variedade!

Quantidade
Diariamente devem ser oferecidos um copo (ou um copo e meio para coelhinhos "maiores") de vegetais. Contendo 3 tipos diferentes de vegetais. Duas vezes por semana, oferecer uma fruta.

Dicas legais
  • É muito legal oferecer uma rodela de abacaxi ao menos uma vez por semana para ajudar no controle dos pelos no estômago;
  • Frutas por serem doces, devem ser oferecidas com moderação (2x por semana) para não causar obesidade;
  • Não é bom oferecer estes alimentos gelados (direto da geladeira). Alimentos gelados podem causar gripes e evoluir para uma pneumonia;
  • Frutas cítricas podem ser oferecidas, mas evitar dar duas frutas cítricas na mesma semana por causa da acidez;
  • As folhas de tomate são totalmente tóxicas para coelhos, mas a fruta pode ser oferecida;
  • É normal conforme o tipo de alimento oferecido, que haja alterações na coloração e consistência da urina