Um Mini Coelho ou dois?

IMPORTANTE: Pra ter dois coelhos, há etapas que precisam ser seguidas. Não adquira dois filhotes por impulso achando que eles vão conviver bem porque são filhotes ou irmãos! O ideal é adquirir um, esperar ele crescer, castrar e depois ter outro. Esse segundo coelhinho também deverá ser castrado pra maiores chances de sucesso! PARTICULARMENTE, ACONSELHAMOS TER APENAS UM!
Mini Coelhos são animais extremamente sociáveis, que necessitam de companheiros de sua própria espécie quando começam a se sentir solitários. Infelizmente, os Mini Coelhos não convivem em harmonia se não forem castrados.
O primeiro passo se quiser ter outro Mini Coelho é CASTRAR o mais velho, e posteriormente ambos!
A melhor junção e que tem maiores chances de dar certo é juntar um coelho do sexo masculino e outro do feminino, e mais uma vez, um dos dois (ou ambos) precisam ser castrados. 
Quero juntar um casal não castrado, o que acontece?
R: Se juntar um casal sem ser castrado, terá filhotes a cada 3 meses e fêmeas não castradas se tornam irritadiças e tem 80% de chances de desenvolver câncer uterino até cinco anos.
Machos não castrados que convivem com outros coelhos, começam a pulverizar urina nas pessoas ou paredes, além de ficarem com cheiro de "hormônio".
Ambos os sexos podem desenvolver maus costumes como: avançar (para provar a dominância no território), morder e/ou cruzar com qualquer coisa como: pernas, braços, bolas, etc...

É realmente necessário ter outro coelho? Eles precisam de companhia?
R: Não é obrigatório ter dois. Lembre-se que os Mini Coelhos são  animais desenvolvidos para apartamento, logo, eles foram criados para viverem sozinhos (diferente dos coelhos comuns). Ter dois Mini Coelhos é um processo anti-natural, juntar dois coelhos castrados leva de 6 meses à 1 ano.

É mais fácil ter um coelho ou dois?
R: .Sempre será mais fácil e barato ter apenas um. Se for um casal castrado, é fácil ter dois. Um par de coelhos alterados e que convivem bem, não irão aumentar significativamente nos gastos pois dividem tudo, mas os gastos financeiros que envolvem a castração serão altos, pois ao invés de castrar um, terá que castrar dois.  Você trambém vai precisar ter um espaço maior para eles (2 coelhos juntos precisam de um espaço confortável pra não brigarem por território) e observar de início como interagem!
Agora se os dois coelhos não forem castrados, você sinceramente está arrumando uma dor de cabeça. Dois coelhos não castrados significam: possíveis brigas, marcações de território, filhotes a cada 3 meses, e no pior dos casos morte. Sim, juntar dois coelhos não castrados pode ser trágico se eles resolvem brigar pra valer.

Eu tenho um coelho. Castrei e quero arrumar uma companhia, depois irei castrá-la também. Que mudanças notarei no meu coelho?
R: O tédio e a depressão são sintomas comuns da solidão em Mini Coelhos. Elas geram destrutividade e hiperatividade na maioria dos casos. Porém, é muito difícil observar tais comportamentos, pois como falamos anteriormente, são animais de natureza solitária. Eles preferem uma companhia felina, canina, do que outro da mesma espécie.
Arrumar uma companhia pro seu coelho (mais uma vez: seguindo os passos corretamente), pode melhorar seu temperamento, visto que terá um novo amigo para as horas de inquietação! Porém, pode também PIORAR seu temperamento, visto que são animais - em sua maioria - ciumentos e que não gostam de ter a família dividindo a atenção com um "concorrente".

Lembre-se: Um coelho nunca se sentirá sozinho se tem atenção do dono. Muitas vezes, o proprietário que quer outro animal, nunca vimos um Mini Coelho pedindo um irmão rs!
Quer usar este texto no seu blog/site? Cite a fonte, e nos comunique. Reproduzir artigos assumindo ser de sua autoria é plágio e crime de acordo com a Lei 9.610-9.