Antes de adquirir um orelhudo, você deve saber!

O maior erro de quem deseja adquirir um coelho é não se informar sobre o animal. Todos acham que só porque são fofos, não dão trabalho e são perfeitos, porém não é verdade. Ter um Mini Coelho é uma experiência maravilhosa, você pode conferir nos depoimentos em nossas redes sociais e ver como são animais encantadores. Mesmo assim, eles possuem suas advertências, e sugiro que sempre pesquise MUITO e converse se este seria o animal ideal pra você e sua família.

CONTRAS
1) Eles precisam de donos com pulso firme
Mini Coelhos são animais extremamente inteligentes, então é necessário que seu dono tenha bastante pulso firme principalmente enquanto são filhotes, pois parecem muito como cachorrinhos: aprontam mais, dão mais trabalho, enfim...
2) Nem sempre são animais indicados para crianças
Você promete ter paciência comigo? Eu sou apenas um bebezinho!
A relação entre uma criança e um Mini Coelho no primeiro mês é bem complicada. Crianças novas não possuem firmeza na mão e não passam segurança, além dos filhotes se comunicarem com mordiscadas, o que pode irritar ou amedrontar uma criança mais calma e assustada. Crianças maiores e mais espoletas se dão melhor com esse tipo de animal, pois passam mais segurança e já possuem "mão firme", sabendo pegar.
3) O primeiro mês é sempre o mais complicado
A adaptação de um dono com um filhote é bem complicada, pois os donos demoram uns 15 dias pra aprender a pegar um coelho de forma correta. Ensinamos corretamente, como pegar, porém na prática que o bicho pega rss, então sempre informamos que o primeiro mês é mais complicado: é um animal novo, os donos dificilmente aprendem pegar do dia pra noite, filhotes exigem mais atenção, etc;
4) Não indicamos como primeiro animal 
Cães e gatos são opções melhores, pois na prática todo mundo sabe o básico para cuidar, como pegar,etc. Com coelhos é diferente. Eles necessitam outros cuidados e normalmente são mais inteligentes que um cachorro e gato, e quanto mais inteligente o animal, mais desafiador pode ser. É importante que você já tenha tido contato com qualquer animal: um rato, porquinho da índia, enfim... pra ter uma noção sobre cuidar de um bichinho.
5) Paciência
Paciência vai ser sua melhor amiga. Filhotes são arteiros e espertos, passam a perna no dono facilmente e precisam de supervisão maior. Até a castração, paciência será necessário para lidar com as brincadeiras e sapequices desse animal.
6) Alergias
Pense 1, 2, 3 vezes se você possui qualquer tipo de alergia. Eles não soltam pelos como gatos, porém fazem suas trocas como qualquer animal e neste período é bem intenso, durando a queda de pelo de 30 à 45 dias.
7) Unhas
As unhas até os 4 meses são bem chatas, pois sua forma pontuda incomoda. Ela arredonda a partir desta idade e depois não atrapalha, mas no início admitimos que é chato. 
Porém é questão de costume, coloque algo na sua cabeça: Seu coelho te arranhou? Você pegou errado. Um coelho não tem a capacidade de erguer a pata para arranhar o dono de propósito (eles não são alienígenas), pois diferente dos gatos eles perdem o equilíbrio e caem. Então se você levou um arranhão treine o jeito de pegar, pois o erro está em você. 
8) O filhote ideal é feito com um dono ideal
Não pense que porque são fofos que eles não dão trabalho ou são diferentes de outro animal. O dono de coelho, também precisa ser adestrado: como pegar, como entender os sinais, paciência, jeito... senão a relação não dará certo, e a culpa não será do animal, e sim de você que achou que só porque eles são fofos, são animais perfeitos. Não existe perfeição. Eles são adestrados facilmente, se apegam a um dono e são animais extremamente leais e felizes, porém seus donos precisam cultivar tais costumes !


PRÓS
1) Eles são muito inteligentes
Inteligência é algo usado para o bem também! Eles são facilmente adestrados, se acostumam com mudanças rapidamente e aprendem truques, atendem sinais e chamados.
2) Eles amam interagir e seguir seus donos
Coelhos são animais "rasteiros", adoram seguir seus donos pela casa e ficar rodando seus pés. Amam receber carinhos, brincadeiras e fazer atividades com seus proprietários
3) Eles não precisam de companhia
O Mini Coelho foi desenvolvido para companhia, e durante este desenvolvimento se tornou um animal territorialista, preferindo conviver sozinho (ou com animais de espécies diferentes), do que com outro coelho. 
Eu sou danado, mas você vai me amar! Vem cá dar um abraço!
4) Eles não se importam em passar o dia sozinhos
Enquanto seus donos estão fora, eles comem, bebem água e praticamente dormem. Porém, vão exigir muita atenção quando ouvirem seus donos chegando
5) Eles são silenciosos
Um ponto muito positivo, pois em vários prédios não é permitido barulhos ou isto pode ser um incômodo pra você. Coelhos não emitem um som, então alguém só saberá que você tem um coelho se ele ficar à mostra
6) Eles possuem uma excelente saúde
Não tomam vacinas e dificilmente ficam doentes. São animais resistentes e suas doenças mais comuns são ocasionadas - muitas vezes - manejo incorreto ou acidentes, tratando facilmente (gripes e bolas de pelo no estomâgo) num veterinário. A maioria dos nossos clientes leva o animal apenas pra castrar e fazer um check-up anual. Bolas de pelo no estômago (como os gatos) são bem comuns, porém são fáceis de tratar com um veterinário, muitas vezes tendo origem numa alimentação incorreta.
7) Eles possuem um custo menor
Coelho é um animal que terá sim uma manutenção alta no que se refere a alimentação (rações de qualidade custam em média uns 20,00 reais). E obviamente, os acessórios iniciais também ficam num custo mais elevado. Porém, comparando com outros animais o gasto é baixo visto que não necessitam de banhos, vacinas, vermifugação, etc.
8) Eles são animais limpos
É muito fácil adestrar um coelho, a maioria aprende sozinho ou precisa apenas de uma forcinha de seus donos. Eles não gostam de ambientes sujos e tomam banho se lambendo várias vezes ao dia, mostrando que são animais extremamente limpos
9) Eles fazem você dar muita risada
Passado o momento de "adaptação", você vai se perguntar por que nunca teve um antes! Eles levam muita alegria, são companheiros e atrapalhados. Então pegá-los aprontando, ou no meio de um deslize sempre será motivo de risada, pois a cara deles é tão engraçada que você não consegue imaginar como um ser tão "fofo", pode ser tão esperto e atrapalhado!

Quer usar este texto no seu blog/site? Cite a fonte, e nos comunique. Reproduzir artigos assumindo ser de sua autoria é plágio e crime de acordo com a Lei 9.610-9.