Habitação: Construindo um cercado

Sabemos que os Mini Coelhos são animais que não devem ser mantidos em gaiolas pelo resto de suas vidas. A gaiola é utilizada (quase que obrigatoriamente) num fase de filhote (até 3-4 meses) para proteger o coelhinho de acidentes, depois ele deve ser transferido para um cercado ou ser criado solto (caso seja obediente).
A gaiola, normalmente não perde sua função: Pode virar um banheirinho ou local de descanso, depende da vontade de cada coelhinho!
Mas, na realidade, é cruel manter um coelho adulto numa gaiola pequena. Coelhos são animais que gostam de se esticar, ter um local separado para fazer suas necessidades e merecem espaço.

Dúvidas frequentes
Posso deixá-lo solto pela casa sem riscos?
Se sua casa for à prova de coelhos (fios escondidos, etc) ou o coelhinho for muito obediente (não rói fios, não cava tapetes, etc) pode sim. Lembre-se de deixar a gaiolinha dele sempre aberta se ela for seu banheirinho ou área de descanso, assim ele pode estrar e sair quando tiver vontade e não fará xixi no chão. Se ele usa uma bandeja higiênica, é o mesmo esquema. Porém lembre-se: Quando não estiver em casa, o ideal é prendê-lo na gaiola até voltar ou colocá-lo no seu cercado, para evitar acidentes.

Moro em apartamento. Não tenho espaço pra construir um mega cercado. O que faço?
Quando falamos em cercado, sabemos que todos pensam num cercado gigante de 3 metros de comprimento, mas não é bem assim! Você irá construir um cercado que caiba na sua residência e obviamente, que seja maior que uma gaiola. Se não tiver espaço para construir um cercado, deixar seu coelhinho solto com supervisão é uma ótima alternativa. Mesmo sem muito espaço, não fica complicado construir um cercadinho no canto da sala ou do quarto pra deixar seu coelhinho quando não puder supervisiona-lo ou até mesmo pra ficar sempre por lá.

Quais os acessórios que devo ter num cercado?
A gaiola que seu coelhinho usava quando filhote: Continua com o cheiro dele. Se ele a usa somente para fazer xixi, ela será seu banheiro e DEVE  ficar sempre no cercado. Se não a usa como banheiro, deve ficar como uma área de descanso (como se fosse uma toca).
Água e comida: Se conseguir pendurar o bebedouro no cercado, tudo bem. Se não, coloque a água num pote pesado (pra ele não virar) que ele irá tomar água ali sem problemas. Deixe o comedouro perto da comida.
Feno: Sempre deve ficar disponível. Pode colocar numa bandeja ou travessa larga (grande).
Bandeja higiênica: Bandeja que caiba o coelho dentro forrada com feno caso ele não utilize a gaiola como banheirinho.
Forração para cercado: É sempre bom construir o cercado por cima de um tapete, isso facilita na hora de limpar pois não suja diretamente o chão
Brinquedos, tocas, caminhas, túneis: Isso é opcional, mas temos certeza que seu coelho irá AMAR!

Como construo um cercado?
É bem simples. Você pode construir do tamanho que quiser. Grades para cercado vendem-se em lojas de expositores (aquelas lojas que vendem manequins, balcões de aramados e cabides). Essas grades chamam-se: Telas aramadas. Tem diversos tamanhos. Você escolhe qual prefere. É mais fácil construir com várias grades pequenas, o mais importante é construir um cercado alto e/ou com teto para que o coelhinho não escape. Você também  pode usar os conectores que vendem nessas lojas para unir as grades dos cercados, mas particularmente, prefiro uní-las com zip-ties (vulgo enforca gato).

Como limpo o cercado?
Tecnicamente você irá limpar somente a gaiola ou bandeja higiênica, onde seu coelhinho faz suas necessidades. O resto do cercado, você irá apenas varrer ou catar com a mão algumas bolinhas ou ramas de feno.

Posso deixar meu filhote de 1 mês (ou até mesmo 2 meses) num cercado?
Não. Muitos filhotes passam pelo espaço das grades, se não passam, devido a liberdade precoce que eles têm, não aprendem onde fazer as necessidades com facilidade, ficam ariscos e arredios ao colo. Não custa nada esperar alguns meses e transferir pro cercado quando ele estiver bem desenvolvido e não correrá mais riscos.
Clique aqui para visualizar diversas imagens de cercados para coelhinhos 
Esperamos que este artigo ajude vocês, e construam lindos cercados para seus orelhudos!
Quer usar este texto no seu blog/site? Cite a fonte, e nos comunique. Reproduzir artigos assumindo ser de sua autoria é plágio e crime de acordo com a Lei 9.610-9.