Relação entre crianças e Mini Coelhos

Muitas pessoas dizem que coelhos não são pra crianças. Eu discordo totalmente dessa frase. A relação entre uma criança e qualquer animal deve ser baseada no respeito, educação e cuidado. 

Muitas crianças cuidam dos seus coelhos da melhor forma possível, pois seus pais as orientam e estão sempre supervisionando. Se o coelho for bastante manuseado, acostumará com colo, carinhos e dificilmente machucará uma criança.
Os coelhos são animais bastante inteligentes e tem uma excelente noção do que podem ou não fazer a uma criança. Entenda que um coelho só será agressivo com seu filho, caso ele o maltrate ou o machuque.
 Lógico que temos os casos ligados ao temperamento, mas se você for ter um coelho, deve se preparar para castrá-lo para evitar o stress dos hormônios. Filhotes também dão mais trabalho, e costuma ser complicada o período de adaptação entre uma criança e o animal.

 Coelhos são ótimos animais de estimação para crianças, a relação que cria-se entre eles não poderia ser uma das melhores, pois tornam-se companheiros e crescem juntos. 

Sobre a idade, isto também é tranquilo. Uma criança muito nova (até 3 anos) nem saberá o que é um coelho e não terá muito contato pois muitas vezes está aprendendo andar ou não dá bola. Crianças entre 4-7 anos se empolgam demais com um coelhinho e nessa empolgação, podem acabar estressando o animal gritando ou até mesmo pegando errado, é bom orientar que eles precisam de bastante amor e carinho, mas se você, pai, educar seu filho corretamente verá que não terá problemas. Crianças a partir dos 8 anos já possuem um entendimento maior e noção das coisas, tornando tudo mais fácil. Mesmo assim, supervisão é tudo.

Lembre-se: O mais importante pra esta relação dar certo é o cuidado e carinho da criança, com a supervisão do pai. Um filhote bem amado, saberá retribuir esse amor

O contrário: É muito comum os pais comprarem um coelho para seus filhos e o animal acaba sendo mais do adulto, do que da criança. Coelhos são animais que necessitam de donos com pulso firme e que saibam pegar com firmeza, então sempre pense bem antes de arrumar um coelhinho para seu filho, pois a empolgação passa e o animal acaba ficando. Crianças maiores costumam ser donos melhores, pois sabem como pegar e já possuem uma independência melhor, se tornando donos mais aptos que crianças muito novas que não saberão lidar com as mordiscadas de um filhote (que são como filhotes de cachorro brincando de morder) e não possuem firmeza para pegar, então levarão MUITO tempo, pra conquistar a confiança de um coelho no que refere-se à colo.
Crianças mais decididas e "espoletas" se mostram donos melhores que crianças calmas, que muitas vezes possuem "medo" de interagir com o animal, ou não sabem lidar com a sua fase filhote.
Importante: Filhotes até os 4 meses, possuem - infelizmente- o hábito de se comunicar dando mordiscadas, é o jeito que eles "falam" com a mãe e os irmãos, e só perdem o costume conforme vão envelhecendo. Tenha sempre em mente que a relação entre uma criança vai depender do perfil da mesma. Se ela for medrosa ou mais assustada e não souber lidar com um filhote de coelho, a relação não dará certo!
Quer usar este texto no seu blog/site? Cite a fonte, e nos comunique. Reproduzir artigos assumindo ser de sua autoria é plágio e crime de acordo com a Lei 9.610-9.