O Mini Coelho é o animal ideal para mim?

Os Mini Coelhos tem ganhado espaço no coração de muitas pessoas pelo seu jeito fofo e companheirismo, mas conforme vão ficando mais populares, aumenta o número de casos de pessoas que estão insatisfeitas ou se iludiram com seus coelhos.
Para evitar que isso ocorra, é importante que o proprietário faça muitas pesquisas, converse com o criador ou Ong e faça uma aquisição consciente, pois como todo animal o Mini Coelho também possui suas particularidades.

Abaixo tratamos de alguns assuntos para você ter certeza se o Mini Coelho serve para você.

O que eu espero do meu coelho?
Muitas pessoas adquirem um Mini Coelho esperando que ele seja o mais dócil e companheiro do mundo, mas se esquecem que o comportamento quem faz é o dono. Se você quer um coelho dócil, educado, adestrado, etc, terá que dedicar um tempo para ensinar isso ao seu filhote. Dedicando seu tempo e seguindo orientações, terá um amigo para todas as horas que irá amá-lo incondicionalmente.

Eles são ideais para minha rotina e estilo de vida?
Os Mini Coelhos nesse quesito são bem flexíveis. Eles aprendem a conviver bem na ausência dos donos sem dar trabalhos ou ficarem tristes, contanto que recebam atenção todos os dias no tempo que você tiver disponível. Ele se adapta muito bem com proprietários que trabalham durante o dia e só tem um tempinho a noite e também são bastante silenciosos, o que evita problemas com vizinhos se você mora em apartamento.

Comportamento com crianças é tranquilo?
Muitas pessoas dizem que coelhos não servem para crianças. Sempre digo que da mesma forma que não servem para crianças, pode não servir para um adulto irresponsável. Obviamente que a criança não terá nenhuma responsabilidade em limpar, alimentar, etc... Isso tem que ficar sob supervisão do responsável, mas coelhos se dão muito bem com crianças (a partir dos 3 anos), tornam-se grandes companheiros delas e até ajudam a criar uma responsabilidade com outra vida. Se a criança for bem cuidadosa, educada e tiver a supervisão dos pais, tenha certeza que o seu coelho será um amigo e tanto para ela!

Preciso de espaço?
Sim e não. Se você tem espaço para o seu coelho, isso é ótimo. Mas não considero que a falta de espaço seja um motivo para você desistir de ter esse animal caso queira tanto. Eles não precisam de um gramado gigantesco, se puder soltá-lo para se exercitar em seu apartamento ou construir um cercado já é o suficiente.

Financeiramente falando, o que preciso saber?
Você precisa saber que eles são animais mais econômicos que cães e gatos em alguns aspectos como: alimentação (rações de qualidade, feno, verduras, frutas e etc saem mais em conta que rações super premiuns para outros animais), aquisição ( os acessórios e o filhote terão um custo alto apenas inicialmente) e manutenção. Porém caso precise de um vet e futuramente opte pela castração (mais indicado) vai ter que desembolsar um pouco mais na consulta e cirurgia.

Esperamos que esse artigo ajude você a decidir se está preparado e totalmente informado antes de adquirir seu orelhudo!


Quer usar este texto no seu blog/site? Cite a fonte, e nos comunique. Reproduzir artigos assumindo ser de sua autoria é plágio e crime de acordo com a Lei 9.610-9.