Barulho: Coelhos não gostam!

By: Flickr
Os coelhos em geral são animais que possuem um sistema auditivo muito sensível, então é comum recebermos ligações de donos desesperados que seus coelhinhos estão amuados ou estranhos após uma queima de fogos, festas, sustos, etc...

1) Todo coelho tem medo de barulho?
Não. Depende bastante, coelhinhos acostumados com ruídos (ônibus, pessoas falando alto, fogos), dificilmente irão ficar alterados se ouvirem um barulho mais alto ou incomum.

2) Como eu sei se meu coelho se incomoda ou não com barulho?
Bom, existem "níveis de barulho". Provavelmente seu coelho tem um nível que suporta e outro que começa a   mudar de comportamento. Observe sempre se ele começa a ficar mais agitado, assustado, arisco ou até mesmo começa a se debater após algum barulho.

3) Só um som alto pode causar algum problema?
Não. Um barulho até mesmo mediano/baixo, mas que seja estranho para o seu coelhinho pode causar algo. Por isso nunca brinque de dar susto no seu coelho, pois são animais que possuem batimentos cardíacos acelerados por natureza, e podem facilmente numa situação de muito stress ou medo ter um problema cardíaco.

4) Algumas raças são mais frágeis que outras nesse quesito?
Nada foi comprovado cientificamente. Mas há vários relatos em sites, fóruns e grupos que a raça Mini Lop é a mais sensível a barulhos muito altos. Também nota-se que coelhos de pelagem mais longa não se incomodam com ruídos. Uma explicação seria que a grande quantidade de pelos ao redor da cabeça e orelhas abafem o som, mas como dissemos anteriormente, nada foi comprovado. Outra explicação seria que no exterior a raça mais popular é o Mini Lop/Holland Lop, o que automaticamente explica a maior incidência de acidentes desse tipo com a raça.

5) Como posso evitar que meu coelho se assuste com fogos, barulhos altos, etc?
Se resolver fazer uma festa, tiver uma queima de fogos ou qualquer outra situação similar, você pode colocar uma coberta/pano grosso em cima da gaiola/cercado do seu coelho pra abafar o som.
Segurá-lo no colo enrolado numa toalha grossa também é uma excelente dica, conversar com ele durante isso irá acalmá-lo.
Se não puder ficar por perto, deixe seu coelho num local mais "silencioso". Normalmente o local mais silencioso da casa é o banheiro por ser revestido de azulejos e menores que os outros cômodos.

6) Como acostumar e adaptar meu coelho para que ele não se assuste facilmente com barulhos?
Um bom método é deixar o rádio ligado. Começar ouvindo no som baixo e ir aumentando lentamente. Acostume seu coelhinho com o rádio e fale mais alto perto dele. Outra dica é oferecer brinquedos ou acessórios que façam mais barulhos como molho de chaves, chocalhos, tapauers, etc

7) Meu coelho levou um susto/se assustou. O que eu faço?
Primeiro, observe se ele está voltando ao normal devagar. Se sim, deixe-o quieto, com água, comida e observe. Se ele não estiver "voltando ao normal", procure um veterinário urgente!

By: Flickr
Quer usar este texto no seu blog/site? Cite a fonte, e nos comunique. Reproduzir artigos assumindo ser de sua autoria é plágio e crime de acordo com a Lei 9.610-9.