Consanguinidade, tem problema?

Pergunta:
Olá!
Fiquei em dúvida quanto à consanguinidade. A informação que eu tenho e o que muitos criadores praticam, é o acasalamento entre pais e filhos, dizendo não haver problemas, mas sempre estive com pé atrás... ainda não estou vendendo filhotes pois estamos nos estruturando pra isso e agradeceria muito uma orientação sua quanto à isso, uma vez que tenho um mini lion com má oclusão dental provavelmente por conta desse tipo de cruzamento.
Oi!
Consanguinidade é quando há o "mesmo sangue" em  indivíduos. Estes indivíduos possuem parentesco!
E realmente muitos criadores praticam - e ainda aconselham os novos - a praticar. Sim, há problemas e histórias horríveis relacionadas à isso!
Normalmente em cruzamentos consanguíneos não é raro explicar determinadas doenças, características ou propensão para alguma enfermidade.

Quando cruzamos dois coelhos do mesmo sangue, eles carregam sim, doenças familiares como nós humanos. Todos temos dentro de nós a diabetes,  por exemplo, mas ela não se manifestou porque outro indivíduo que possui a genética da diabetes menos marcante conseguiu "adormecê-la" ou reduzí-la a praticamente nada!

Agora pense o seguinte, ainda utilizando nós humanos como exemplo: Dois irmãos tem diabetes não manifestadas. Estes irmãos tem uma relação e o seu filho nasce com esta doença.
Por que isso aconteceu?
Simples, um gene recessivo virou dominante, manifestando a doença.

Com coelhos não seria diferente. Por isso, sempre devemos procurar matrizes e reprodutores com bom histórico de doenças e sem consanguinidade.
As maiorias das doenças imunológicas, neurológicas, físicas e alérgicas podem sim, ter origens na consanguinidade. Como pode ser algo individual do coelho

A má oclusão dental normalmente possui três causas:
Trauma, Congênita e Infecção. No seu caso, poderia ou não estar relacionado à cruzamento consanguíneo.
Sempre procuro coelhos sem má oclusão dentária, para estes não sofrerem e os filhotes não nascerem com isto também.
Errado x Certo 
            
Pelo que percebi, normalmente um coelho que tem má oclusão congênita (nasceu assim), foi resultado de um mal cruzamento não visando a saúde e sim a "beleza". O pai ou a mãe tinha má oclusão congênita também.
Agora se este lionhead possui consanguinidade, você teria que investigar o que mais ele pode ter. Sugiro que afaste seus coelhos com suspeita de consanguinidade da reprodução para evitar que carregam enfermidades para seus filhotes.

"Criadores" normalmente praticam esses cruzamentos visando manter características boas e aprimorá-las. Não levando em conta o interior e genética de seus animais.

Esperamos ter ajudado!
Bebês lionheads com nenhuma consanguinidade
Quer usar este texto no seu blog/site? Cite a fonte, e nos comunique. Reproduzir artigos , assumindo ser de sua autoria é plágio e crime de acordo com a Lei 9.610-9.